Amo tiramissú, desde sempre, nem lembro bem de quando comi pela primeira vez...mas foi um dos primeiros nomes a serem lembrados na criação da nossa linha de doces.
Principalmente após a abertura da confeitaria, muitas pessoas me perguntaram sobre o Tiramissú e a maioria delas, no intuito de saber se faço ou sei...ou se mesmo existe a receita original do doce italiano.
A origem é incerta, apesar de muitas teorias...prefiro acreditar na que diz que a preciosidade foi criada e era oferecida nos bordéis do Vêneto a fim de manter os viajantes dispostos...acordados para os afazeres...um doce che ti tira su...que te faz levantar!!!
É composto basicamente por ovos, açúcar, biscoito savoiardi, café frio, vinho Marsala, queijo mascarpone e chocolate em pó.
biscoito savoiardi: é o nome italiano para o nosso tradicional biscoito champagne, é uma génoise propriamente dita, ou seja, é uma esponja que não leva fermento...cresce à base de ovos batidos em banho-maria.
queijo mascarpone: um queijo cremoso e adoçicado, da região da Lombardia.
vinho Marsala: Marsah-el-Allah, que significa "Portão de Deus" é o nome árabe da cidade na região da Sicília que produz este vinho, forte e doce.
A nossa versão substitui o mascarpone, que é caríssimo e impossível de achar fresco, por um mousse de cream cheese e whisky no lugar do vinho Marsala.
Para a nossa grata surpresa, tem sido um dos campeões de vendas...
Para o deleite de todos...tá sempre fresquinho no balcão
; )
2 comentários:
Pudera...com seu talento! O aspecto está divino! Parabéns!
.... nossa, que maravilha !!!! desconhecia o blog, apesar de ter experimentado os doces num aniver... realmente são irresistíveis e, mais mais que isso, além da beleza e sabor, o "confeiteiro" mostrou-se um escritor sensível e bem humorado...um artista...heheheh...Terei de me tornar cliente....
Postar um comentário