quarta-feira, 11 de maio de 2011

Carême - Cozinheiro dos Reis

Desenvolver um conceito e criar um doce nem sempre é uma tarefa fácil, milagre não tem, o segredo é estudar muito e praticar mais ainda.

Jovens estudantes de gastronomia - mais jovens!!! - recomendo intermináveis leituras, madrugadas inteiras de nobre literatura e finais de semana repletos de textos, apostilas e revistas especializadas...evidentemente, no trânsito - seja de ônibus, trem ou metro - na longa jornada entre a escola e o trabalho - aquela leiturinha básica, London style, de pezão mesmo, escorado no vidro...mesmo que durma, por osmose mesmo, já tá valendo.

Ler muito é o mínimo. É muito livro para pouco tempo de vida. Começa já, aliás, termina este post e vai!!!

Passado alguns anos, uma longa e bela biblioteca foi naturalmente se formando, a partir de hoje, pretendo compartilhar com os amigos, algumas dicas de leitura, que muito - e sempre - ajudaram na minha formação de confeiteiro e que da mesma forma, espero que contribua.

Carême - Cozinheiro dos Reis.
2003, Ian Kelly.
Jorge Zahar Editor Ltda.
Valor aproximado: R$ 50,00



Conta a fascinante história de Antonin Carême, o chef considerado o cozinheiro dos reis e rei dos cozinheiros.

Abandonado ainda criança pelo pai - "com o que Deus lhe deu" - nas ruas de Paris, foi o preferido pela nobreza no século XIX, fez o bolo de casamento de Napoleão, serviu ao príncipe regente em Londres e ao Czar Alexandre na Rússia.

Criou a toque - o chapéu de cozinha, o vol-au-vent, recriou a massa folhada, aperfeiçoou formas, estabeleceu normas e procedimentos até hoje utilizados na gastronomia mundial.

Foi o primeiro cozinheiro a se tornar celebridade ( e a ser pago como tal), registrou receitas e fez observações sobre o mundo da cozinha de tal forma, que o elevaram ao status de maior chef de todos os tempos.

Nenhum comentário: